terça-feira, 19 de agosto de 2014

AS CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO


- Em consequência das transformações políticas promovidas pelo parlamentarismo, os ingleses passaram a desfrutar de mais liberdade religiosa que outros europeus.

- A tolerância religiosa inglesa foi acompanhada por uma maior liberdade de expressão política e filosófica, também proporcionada pela monarquia parlamentar.

- Entre as principais consequências da REVOLUÇÃO INGLESA destaca-se:

- Fim do absolutismo na Inglaterra – Desenvolveu-se assim o Estado liberal, no qual havia três poderes distintos: LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO.

- Avanço capitalista.

Estima-se que 15% da população tenha morrido durante a guerra, a maioria de enfermidades e doenças. Na realidade, foi a Revolução Inglesa que criou, via Revolução Industrial, as condições para a instauração do modo de produção capitalista, e permitiu à marinha inglesa controlar os mercados mundiais. A Inglaterra se tornou o único país sem monarca. Um governo republicano liderou a Inglaterra e depois todas as ilhas britânicas de 1649 a 1653, e de 1659 a 1660. Entre os dois períodos, Oliver Cromwell consolidou sua ditadura militar.
Depois da morte de Cromwell, o seu filho, Ricardo Cromwell, tentou governar de modo absoluto à imagem do seu pai, mas foi deposto por um golpe tramado pelo Parlamento. Pouco depois, a monarquia foi restaurada com Carlos II. A Inglaterra transformou-se numa monarquia parlamentar.

Pesquisa por: Barbara Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário